top of page

6 dicas de como trabalhar a subjetividade para entender o bloqueio criativo

  • ayraokuzono
  • 18 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Quem nunca se deparou com um bloqueio criativo? Seja no trabalho, escola ou na vida pessoal ele acontece. Não se assuste! Há muitas formas de passar por esse momento sem tanta dor. É importante entender que ele faz parte de um processo, mesmo que você não ache que está passando por um.




1.Tente não insistir de maneira nociva: procure tentar ser criativo em outra coisas, talvez, algo que você nunca nem pensou em fazer. Cozinhar, organizar as coisas de casa, mudar a decoração, qualquer coisa que faça parte da sua rotina são ótimos começos.


2. Não se cobre tanto: cada um de nós é um ser diferente do outro. Seus processos não são como o das outras pessoas e, tudo bem isso! Tente olhar para seus antigos processos criativos e ver como eles funcionam, se demoram mesmo, são iguais sempre ou diferentes.


3. Exercícios: Sei que, na maioria das vezes em que nos encontramos em um bloqueio não queremos fazer nada que não seja o que não conseguimos fazer. Mas, tente se disciplinar, se proponha a realizar pequenos exercícios, tanto físicos como mentais. Pode ser uma serie de yoga, palavras cruzadas ou, até mesmo, um jogo de vídeo game. Qualquer estimulo cerebral é bem-vindo.


4. Tente meditar: a meditação é uma pratica que se adquire com o tempo, porém, é possível usa-la mesmo sem muito conhecimento. Escolha a posição que a mais deixe confortável, deitada ou sentada. Feche os olhos e tente deixar os pensamentos passarem, sejam eles quais forem. Meditar não é parar de pensar ou controlar seus pensamentos, muitas vezes, é só dar espaço pra eles circularem, até cansarem.


5. Entenda seus próprios paços: Mais do que pensar sobre seu processo criativo, olhe para as cobranças externas. Não há como se cobrar de um trabalho impecável se você não tem o tempo compatível para isso. Exigências sempre são impostas a nos, seja por nos mesmas ou externos, faça o que for possível. Não é sua primeira vez nessa posição, mas agora, está tudo bem aceita-la. Você não controla tudo e, seu trabalho criativo, pode ser bom, mesmo que não seja da forma que você imaginou.


6. Tudo bem se não desbloquear: as vezes, precisamos de um tempo maior do que achamos para isso. As dicas a cima te ajudam a entender isso, mas caso não consiga pôr em pratica, saiba que é sempre uma tentativa. Todo mundo que tenta algo consegue algo, mesmo que não seja o que se espera. É bom olharmos para os nossos momentos ruins com carinho, sabendo que eles são necessários para algo que virá depois. Mesmo que a ansiedade não te ajude nisso, você pode pensar com ela ao lado.


 
 
 

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por Ayra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page