Cultivo em casa: plantas ideais para quem está começando
- ayraokuzono
- 18 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2021

O cultivo em espaços residenciais tem aumentado, seja por motivos terapêuticos ou de cunho alimentar. De toda forma, é algo ainda novo para muitas e muitos. Aprenda como ter cuidados básicos, nem que seja para cultivar pequenas plantas, como temperos e suculentas.
Você já tem o espaço adequado para que elas floresçam, basta descobri-lo
Provavelmente, você tem algum local da casa, que não seja os quartos, onde bata sol dentro de casa. O importante é que a planta não fique exposta a luz o dia inteiro, então qualquer janela serve.

Mas onde colocar os vasos?
Você não precisa plantar apenas em vasos. Existem formas de plantar em cano de PVC , até mesmo em pequenas caixas de madeira, revestidas internamente de plásticos.

Aposte em hortas verticais! Além de ocuparem pouco espaço, oferecem organização e decoração ao ambiente.

A escolha das plantas é fundamental
Não estamos falando de cultivo profissional, então não preocupe, a seleção é básica. Opte por temperos, como: cebolinha, salsinha, salvia, manjericão, orégano etc. Se você pretende cultivar só para decorar o ambiente, sem problemas! Samambaia, costela de adão, pacová, dentre outras são opções viáveis e fáceis.
Importante: de preferência a mudas pequenas em vez de começar pela semente. O custo é quase o mesmo e você terá muito mais chances de ter êxito!

Mas eu me perco na quantidade de agua, o que eu faço?
Não se preocupe, na verdade é bem simples. Cada planta tem uma necessidade diferente em relação a quantidade de agua, porém, um dica que quase ninguém dá é, de que você só precisa observar as folhas e a raiz, pelos menos duas vezes por cima. Aumente a frequência caso o calor esteja excedente.
Coloque a ponta do dedo na superfície da terra, logo abaixo da planta. Percebe a humidade, se estiver seca ou esfarelenta, é porque precisa de agua, mas n exagere! Plantas também ficam danificadas com o excesso. O ideal é só manter a terra levemente húmida. Agua-las uma vez por dia, com meio copo d’água é o ideal. Mas lembre-se, cheque a terra com o dedo regularmente, pois caso ainda esteja úmida, você não precisa agua-la naquele dia.

Como foi fácil e prazeroso
Quando você menos perceber, suas plantas estarão lindas e você percebera como isso não precisa ser um trabalho árduo. O delicado cuidado já será o bastante. Tente explorar outras plantas depois, algumas que exijam um pouco mais de atenção, tenho certeza que você vai se empolgar! Bom cultivo.
Comments